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PROGRESSÃO
1.0 - Introdução
O sistema de progressão adotado pelo fórum é constituído pelos Pontos de Experiência (EXP), que são a base da estrutura de progressão do fórum. Todo o sistema de progressão derivará e agirá em função da experiência. Junto a eles, os Pontos de Desenvolvimento (PD) são um artífice criado para balancear o sistema, possibilitando um avanço fluído e justo. Uma vez que o personagem acumule determinada quantidade de experiência, ele subirá de nível automaticamente, recebendo todos os bônus decorrentes do aumento de level.
1.1 - Pontos de Desenvolvimento (PE)
Os Pontos de Desenvolvimeno são um mecanismo derivado da EXP. Eles podem ser utilizados para aumentar seus atributos, fazer técnicas, comprar perícias, evoluir ofícios, comprar e evoluir EdC, etc. A cada 5 (quinze) pontos de experiência, o jogador ganha 1 (um) PE para distribuir livremente. Todo jogador começa com um total de 20 (vinte) PE's para investir em sua ficha, respeitando as limitações impostas nos tópicos de cada área.
1.2 - Tabela de Experiência
Última edição por ADM. Geral em Seg Jul 16, 2018 8:51 pm, editado 2 vez(es)
Re: 01 | Progressão
DISTRIBUIÇÃO DE EXPERIÊNCIA
1.3 - Introdução
O fórum adota o sistema de experiência por categorias. Logo, a experiência em aventura leva em conta os critérios estabelecidos na tabela que seguirá no final do post, com seus valores pré-definidos, a qual encontra-se disponível para maior transparência na avaliação do jogador. Ao término da aventura, o Narrador avaliará o desempenho do jogador, classificando sua aventura - como um todo - nas sub-divisões das categorias. É obrigatório que se sigam os critérios com fidelidade. Um Narrador que tenda a favorecer um jogador é suposto de perder o cargo e levar warn, podendo até ser banido do fórum.
Aventuras muito grandes não são recomendadas, mas vale-se lembrar que toda aventura deve ter um ou mais objetivos pré-estabelecidos, além dos possíveis que possam vir a surgir, tornando possível a avaliação de desenvolvimento. Deixe a aventura fluir naturalmente, sem apressar e sem estendê-la.
1.4 - Tabela de Avaliação
As avaliações das aventuras seguirão o molde proposto na seguinte tabela. Para maior transparência com os jogadores, também segue uma síntese das áreas avaliadas com a devida descrição de cada competência.
Desevolvimento da Aventura escreveu:• Prólogo: participou apenas do início da aventura, conhecendo os envolvidos e a trama. Ganha 25% da XP que ganharia das outras categorias e não ganha bônus de dupla ou grupo, nem de assiduidade e compromisso.
• Intermediária: seguiu a trama sendo desenvolvida, mas não a concluiu. Ganha 50% da experiência que ganharia das outras categorias e não ganha bônus de dupla ou grupo.
• Concluída: alcançou o objetivo final da aventura - tendo êxito ou não. Se o objetivo da aventura era obter uma espada e toda a trama foi produzida e seguida, mas no momento final (o momento suposto de se obter o item) o jogador falhou por N motivos, a aventura pode ser considerada concluída, caso deseje, pois o objetivo se traduz na tentativa de obter uma espada.
Nível de Escrita escreveu:• Fraca: o jogador comete inúmeros erros ortográficos, de concordância, é pouco coeso, dificultando a compreensão do texto.
• Mediana: o jogador tem uma escrita legal, com alguns erros ortográficos gravosos recorrentes e percebe-se ainda certa desatenção/descaso com o que escreve.
• Boa: o jogador comete poucos erros, pecando apenas em pequenos e ocasionais deslizes, com uma boa estruturação das ideias e de suas ações, mas ainda peca, em certos momentos, em alguns pontos.
• Ótima: o jogador possui uma escrita cativante, com quase nenhum erro, fluída e aprazível de se ler, com uma estruturação sólida e de fácil compreensão.
Nivel de Interpretação escreveu:
• Fraca: o jogador não se atenta a construção de seu personagem, sendo incoerente, não dando importância para seus aspectos, como profissão, perícias, personalidade, etc, além de ser instável quando pode-se notar algum traço do personagem.
• Mediana: o jogador consegue mostrar alguns traços do personagem, já sendo visível uma interpretação constante, ainda que ausente em um ou dois pontos.
• Boa: o jogador é constante, tendo uma interpretação nítida e fluída, mas cometendo um ou outro deslize na sua interpretação.
• Ótima: o jogador tem uma interpretação exímia de seu personagem, vivaz, abordando todos os seus aspectos de forma nítida e fluída.
Nível de Interatividade escreveu:
• Fraca: a interação com o ambiente e os NPC's é faltosa em relação a sua personalidade e personagem, como um todo, lembrando de fazê-lo vez ou outra, quando o faz.
• Mediana: possui uma interatividade que beira o constante, agindo conforme a proposta de seu personagem, cometendo alguns deslizes.
• Boa: é muito constante em sua interatividade, estando sempre interagindo com o ambiente e com os demais elementos presentes e propostos, já demonstra saber o prelúdio de usar o ambiente ao seu favor ou explorá-lo bem; mas ainda lhe falta inserir isso de forma fluída e coesa à narrativa, juntando aos outros elementos interpretativos, perdendo seu caráter "forçoso".
• Ótima: possui um domínio excêntrico de seu personagem, interagindo conforme lhe é pertinente, seja para fazer boas estratégias utilizando os elementos apresentados, seja usando das características apresentadas pelos NPC's e do cenário para potencializar outros elementos narrativos, como a sua interpretação, de forma natural.
Grau de Assiduidade e Compromisso escreveu:• Fraca: demora muito para postar - mais de uma semana; não avisa quando fica ausente por longos períodos e/ou é pulado da rodada sem dar alguma satisfação, sendo necessário uma penalização.
• Regular: posta em intervalos entre 3-5 dias após o post do narrador, em média.
• Boa: posta com certa regularidade, postando, em média, 2-3 dias após o post do narrador.
• Ótima: posta com regularidade, tendo postado - em média - até dois dias depois do narrador ter postado.
OBS: em duplas ou grupos "pré-mades", o que conta é a dupla/grupo, com exceção de quando há invasão sem consentimento.
Aventuras em Grupo escreveu:
• Solo: aventura de somente um jogador.
• Dupla: aventura de dois jogadores.
• Grupo: aventura de três jogadores ou mais.
1.5 - Aventuras em Grupo
A fim de incentivar a formação de grupos e a interação entre os jogadores, as aventuras realizadas em dupla e em grupo receberão um bônus apropriado para cada categoria. Para as duplas, um bônus de + 10 EXP. Para os grupos (três ou mais jogadores), um bônus de + 20 EXP por aventura, com +5 EXP para cada participante além do terceiro.
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